quinta-feira, 7 de março de 2013

ARTIGOS






Olá pessoal estou disponibilizando alguns resumos e links sobre a temática, achei muito interessante. Confiram!

PEDAGOGIA E AFETO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM 

Alciney dos Santos Ferreira¹
Eugenio Cunha²

As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores (SALTINI)

Resumo: O presente artigo trata da influência da afetividade como instrumento pedagógico na relação ensino-aprendizagem. Oferece contribuições para que o professor desenvolva a dimensão afetiva de seus alunos e discute a necessidade de atenção a essa dimensão na relação que estabelece com os educandos. Observando que a escola moderna tem se preocupado demasiadamente com a formação intelectual do aluno em detrimento à afetividade, elemento de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Através de informações obtidas por questionário, coletaram-se relatos por escrito visando identificar o conhecimento dos professores sobre a afetividade e sua utilização na prática docente, proporcionando uma aprendizagem mais significativa para seus alunos. A análise final da pesquisa possibilitou diagnosticar que embora a afetividade seja imprescindível para o exercício da docência, a maioria dos professores não compreendem o termo conforme as teorias salientadas neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: AFETIVIDADE. EDUCAÇÃO. ESCOLA. PROFESSOR. ALUNO.










CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MUNDO DE PRAZERES NA FORMAÇÃO DO PRÉ-LEITOR 

Aline da Silva Cardoso¹
Eugênio Cunha²

“Ler pode tornar o homem perigosamente humano” (Guiomar de Gramont)

RESUMO: Pretendemos analisar neste artigo a importância que tem a contação de história na iniciação do pré-leitor, e como incentivar o prazer pela leitura. Também observamos como e com que objetivo ocorre a prática cotidiana das contações de histórias realizadas por professores da Educação Infantil. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa de campo e articulados com pesquisas bibliográficas, com estudos que evidenciassem os benefícios da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças na Educação Infantil, visto que ler histórias é uma atividade que proporciona prazer. Os resultados alcançados mostram que as leituras de histórias apresentam particular importância para o desenvolvimento do vocabulário e para compreensão de conceitos, bem como para o reconhecimento da linguagem escrita.

PALAVRAS-CHAVE: PRÉ-LEITOR. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. LITERATURA INFANTIL. EDUCAÇÃO INFANTIL.





 

FORMAR LEITORES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

João Paulo Rodrigues Balula¹


RESUMO: A apropriação da informação escrita, a partir de uma rápida e eficiente pesquisa, tornou-se vital. Neste contexto, cabe à Escola proporcionar a todos os indivíduos o desenvolvimento da compreensão do escrito. Nesta comunicação, pretendemos refletir sobre o papel desempenhado pela Escola na formação de leitores. Do Jardim de Infância à Escola Secundária, existe o imperativo de contribuir para que a leitura seja utilizada por todos os alunos, não só para se apropriarem da informação produzida por outrem, como também para a organizar e produzir novos significados e novos conhecimentos, tornando-se num recurso insubstituível para transformar o próprio conhecimento, reorganizando-o e elaborando-o. Pretendemos também fazer uma análise do que está previsto nos documentos legais que regulam o funcionamento da escola para o confrontarmos com os indicadores disponíveis sobre as práticas e apresentar algumas propostas para ultrapassar as dificuldades que persistem de modo a que a formação de leitores, ao longo do percurso escolar, se torne numa verdadeira estratégia para o sucesso educativo.

PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA E COMPREENSÃO






Leitor, leitura e escola: concepções de futuros mediadores de leitura


Solimar Patriota SilvaI¹

RESUMO: É importante dar voz aos alunos oriundos das classes populares e investigar a que atribuem seu sucesso como leitores, apesar das mazelas familiares e fragilidade escolar, principalmente quando esses alunos estão em um curso de formação de mediadores de leitura. Neste artigo, mostramos as crenças que subjazem as narrativas de 41 alunos de primeiro período de Letras da UNIGRANRIO, acerca da concepção de leitor, leitura e o papel da escola em sua própria formação leitora.


http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/1263







NAS TRILHAS DA LEITURA: OS DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES

Ruth Ceccon Barreiros¹

RESUMO: Para todos aqueles que, como nós, desejam aventurar-se pelo universo da leitura, será necessário traçar estratégias e conhecer bem as trilhas interpretativas. No intuito de vencer estes desafios, o projeto de extensão e pesquisa Interação entre os processos de leitura e formação de leitores vem realizando ações de formação leitora junto à comunidade interna e externa na cidade de Cascavel e região. O projeto contempla, além das atividades de extensão, as de pesquisas vinculadas aos grupos de
pesquisa Linguagem e Sociedade, da Unioeste/Cascavel, e Interação e Escrita no Ensino-Aprendizagem, da Universidade Estadual deMaringá/Maringá (PR). Nossos cartógrafos e navegadores, aqueles que não se cansam de nos fornecer mapas e instrumentos para que não percamos a direção nessa trajetória, são: Silva, Zilbermman, Aguiar e Bordini, Koch e Elias, Rösing, Orlandi, Freire, Sole, dentre outros. Os participantes da equipe, professores coordenadores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Letras, após dois anos de estudos, tendo em vista que o projeto encontra-se no seu terceiro ano de vigência, são, agora, os guias de professores e alunos da rede pública de ensino tanto municipal como estadual. Esta equipe tem colaborado para que todos aqueles que estejam envolvidos no projeto possam percorrer novos caminhos e vencer os obstáculos rumo a uma leitura proficiente. Mostrar os trabalhos desenvolvidos até então pelo projeto e partilhar com outros trilheiros nossas conquistas e dificuldades é nosso maior objetivo nestas reflexões.







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