Ouvir
histórias é tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em qualquer
idade. Se os adultos gostam de ouvir uma boa história, a criança é capaz de se
interessar e gostar ainda mais, já que sua capacidade de imaginar é ainda
maior.
O grande fascínio da leitura é ser transportado para outra
realidade, bem como a descoberta de que as características da personagem são
iguais as do leitor e, portanto pode fazer com que o leitor vendo as atitudes
do personagem tão parecido com ele, mas distante pela ficção e tempo,
compreenda as suas próprias atitudes, levando o leitor a uma experiência e
vivência.
A importância das
histórias não se resume apenas à criança ouvi-las, é preciso saber contar as
histórias, pois é a partir da maneira como elas são contadas que a criança se
cativa pela leitura, ou não. Portanto a importância do educador conhecer a
história antes de ler na sala de aula, para não ler de maneira errada, fazendo
pausas em momentos errados ou se espantar com o conteúdo desconhecido, o
educador deve ler e compreender o contexto da história e qual o conteúdo
presente nela. Segundo Abramovich (1997), para tratar de assuntos da realidade,
necessários a prática educativa ou de interesse das crianças, a linguagem dos
livros não precisa ser “crua, dura” pode ser “poética, suave, tristonha,
humorada, divertida, irônica”.
Fazemos das palavras de BOURDIEU as nossas, quando diz: "analisar a leitura como prática cultural e histórica implica compreendê-la nas suas variações, nas suas diferenças e nas suas dissonâncias. Compreender a leitura numa perspectiva cultural implica reconhecer “a ideia de leituras no plural e a intenção de buscar indicadores das maneiras de ler” (BOURDIEU, 1996, p. 236).
ResponderExcluirAgora direcionando a temática de seu TCC, covenhamos que é bem mais complicado transformar em leitor um adulto que chegou a essa fase da vida sem ter descoberto o prazer dos livros. Missão espinhosa? Sem dúvida. Mas não é impossível.
ResponderExcluirMais do que a possibilidade de se desligar do mundo real e embarcar no enredo de uma bela obra literária, é necessário dar ao adulto a dimensão de que ler é uma experiência de múltiplas faces: ela pode mudar a vida dele e ajudá-lo em conquistas palpáveis, seja o ingresso numa boa universidade ou um simples bate-papo, mais animado e inteligente. Também é preciso facilitar ao máximo o acesso dele ao livro, pois a vida adulta geralmente pressupõe trabalho, falta de tempo, cansaço e pouca disposição para qualquer assunto que não seja "urgente". É um caminho árduo de se chegar, mas não impossível como já falamos, por isso consideramos a temática interessante de se pesquisar e se apronfudar nos estudos.
O texto é bastante interessante, essa interligação da fantasia com a realidade causa um efeito nas crianças.
ResponderExcluirSe tratando do tema do Tcc, achei um pouco confuso, pois os contos infantis serão lidos para os adultos, e assim, torná-los leitores ou as crianças ouvindo e lendo contos infantis se tornarão adultos leitores?
Mas você fez um bom trabalho no blog, muita pesquisa e textos muito bons, continue com essa determinação para desenvolver uma boa pesquisa em seu trabalho de conclusão de curso.