quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O QUE É LITERATURA INFANTIL?



A concepção de literatura infantil é um tema bastante discutido entre os estudiosos e ainda hoje se encontram opiniões divergentes. Uns defendem a literatura infantil que seria escolhida pelo próprio leitor e que nele desperta prazer.
Para que uma estória realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade (BETTELHEIM, 1980).
Há outros que até mesmo questionam a existência de uma literatura especificamente infantil.
O gênero literatura infantil tem, a meu ver, a existência duvidosa. Haverá música infantil? Pintura infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de se constituir alimento para o espírito da criança ou jovem e se dirige ao espírito adulto?(ANDRADE, 1997, p.37).
            O termo literatura é intransitivo e, independente do adjetivo que receba, é arte, emoção e prazer. O termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita basicamente para crianças. Isto é, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifica com ele, aquela que o permite enxergar o mundo à sua maneira, no seu tempo e no seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário