quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Até que ponto os contos infantis ajudam a desenvolver a imaginação e a formação de um adulto leitor?


         O interesse pela leitura deve ser estimulado desde a infância, na família, pois é a primeira instituição, seguida pela escola. Infelizmente tanto a escola quanto a família tem deixado a desejar. É preciso também que a leitura se adeque a idade, que seja envolvente, para despertar curiosidade, magia, o prazer em ler. O que se vê nas escolas é o descaso na formação de leitores, e cabe aos pais e professores a implantação desses hábitos. A escola não tem claro a função no que se refere a competência linguística que o aluno deve dominar, somos herdeiros de uma tradição pobre e improvisada. A literatura infanto-juvenil passou a existir na Pedagogia com os textos de Perault a princípio para dar lições de morais e bons costumes. Outra questão que deve ser levada em consideração são os altos preços dos livros, muitos alunos só tem contato com o que as escolas distribuem e aí está a importância das escolas oferecerem bons livros.  Os docentes devem estar informados sobre as obras atuais e os clássicos. Sempre se acreditou que “ler se aprende lendo” ou que “os livros infantis ensinam a ler”. A forma como estão escritos os livros infantis ajudam os leitores a dominar muitos aspectos necessários a compreensão leitora, em geral, e para a compreensão literária. Os estudos sobre os leitores nos permitiram saber que não importa o que lêem, contanto que leiam, já que não se aprendem a ler livros difíceis apenas lendo livros fáceis, mas a quantidade de livros também importa e seria o pontapé inicial. Os livros infantis seriam os degraus de uma escada, onde num primeiro estágio seria através da oralidade e posteriormente pela escrita. Ou seja, a criança no início ouve histórias, depois passa a lê-las. Os livros para leitores iniciantes são recentes, antigamente se usava as cartilhas, os contos só eram escritos para crianças que sabiam ler. E necessitavam serem criados livros para serem olhados, tocados, manuseados, livros para iniciar as práticas de leitura.
Assim sendo, o presente trabalho visa discorrer acerca dessa funcionalidade dos contos infantis como forma de mostrar o quanto pode ser positivo esta abordagem para o desenvolvimento integral da criança e como é possível utilizar este gênero literário para que possa construir meios de desenvolver o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental.
Diante do exposto, questiona-se: Até que ponto os contos infantis ajudam a desenvolver a imaginação e a formação de um adulto leitor?

 

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